Farmácia Escola

Apresentação

A Farmácia Escola é uma extensão da Faculdade de Farmácia do Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos. Foi fundada em 1º de junho de 2004, com o intuito de melhorar a qualidade dos estágios curriculares dos acadêmicos, da graduação em Farmácia.

A Farmácia Escola proporciona aos estudantes, acesso direto ao atendimento do paciente/cliente, o estudo das prescrições médicas, avaliando as possíveis interações e reações adversas ao medicamento. E adquirem conhecimentos técnicos na orientação medicamentosa e não medicamentosa, com a finalidade de promover o uso racional de medicamentos e melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários. Constitui também, uma opção importante de acesso a população, aos medicamentos, perfumaria e produtos correlatos a um preço reduzido e com profissionais qualificados no atendimento.

Esta farmácia foi planejada e construída para ser modelo, assim segue rigorosamente todos os padrões e normas estabelecidas pela legislação farmacêutica e sanitária.

Equipe

A Farmácia Escola está sob subordinação da Coordenação de Farmácia. Conta com profissionais qualificados para atender a demanda da comunidade e farmacêuticos em tempo integral.

Estrutura física

A Farmácia Escola conta com uma estrutura diferenciada e funcional, de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Com aproximadamente 250m², possui área para atendimento e dispensação, sala de aferição de pressão arterial, sala para determinação da glicose, sala de injetáveis, sala de inalação, sala do farmacêutico, área para recebimento de mercadorias, almoxarifado, sala da administração, além de sala de estudo, copa e sanitários.

Objetivo Geral

  • Proporcionar ensino, pesquisa e extensão, garantindo ao acadêmico estagiário uma visão da profissão de farmacêutico, dando-lhe condições de uma perfeita interação com a realidade.

Objetivos Especificos

  • Assegurar a atualização dos conhecimentos técnico-cientificos e sua aplicação.
  • Formar grupos multiplicadores de conhecimento.
  • Fornecer informações seguras sobre a correta utilização de medicamentos e produtos farmacêuticos, incentivando a adesão ao tratamento.
  • Disponibilizar a população medicamentos, perfumaria e correlatos a preços reduzidos. Prestar os serviços farmacêuticos de aferição da pressão arterial, dosagem da glicose, colocação de brinco a toda comunidade.