ENADE

Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma avaliação, constituída por 40 questões elaboradas pelo ministério da Educação, para quantificar o conhecimento dos alunos que estão cursando nível superior.

 As questões apresentadas no ENADE são de caráter discursivo e de múltipla escolha, os quais versam sobre conteúdos pertinentes a respectiva área do conhecimento humano a que se destina. Assim, procuram avaliar as habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual, a partir da análise de enunciados verbais e não-verbais.

 O ENADE é um requisito obrigatório em todos os cursos de graduação, sejam eles de licenciatura, bacharelado e tecnólogo.  Logo, trata-se de uma avaliação basilar à expedição do diploma do acadêmico ao final do seu curso.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO ENADE 2017.pdf

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem a satisfação de convidar as Instituições de Educação Superior (IES), que terão seus cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para participarem do Seminário Enade 2017, a ser realizado no dia 1 de junho do corrente ano, na sede do Inep em Brasília.

O objetivo do evento é apresentar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e disseminar, junto às Instituições de Educação Superior (IES), por meio de seus Procuradores Institucionais (PI) e Coordenadores de cursos, informações sobre o processo de inscrição do Enade 2017 e apresentar o novo Sistema Enade.

Nos termos do art. 1o da Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017, o Enade 2017, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de:

(http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/ acessado em 11/05/2017. Com alterações)

Cursos que realizarão as provas do ENADE 2017 no Centro Universitário ITPAC

 

I - bacharel nas áreas de:

 

Engenharia Civil; Engenharia de Produção e Sistema de Informação.

II - licenciatura nas áreas de:

Educação Física e Pedagogia.