ITPAC em Araguaína

O Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) fica  instalado em Araguaína, um dos de 139 municípios, situado na micro-região do extremo norte do Estado, cidade que se desenvolveu a partir da construção da rodovia Belém-Brasília na década de 70, conhecida como a "Capital do Boi Gordo".  É a cidade do interior com a maior população do Estado, localizada a 384 km da capital, Palmas.

O autêntico desenvolvimento econômico-social de Araguaína começou na realidade a partir de 1960 tendo como principal atividade econômica, a pecuária. Mas com a divisão do Estado, houve uma estagnação da economia em Araguaína, que a princípio seria a Capital do novo Estado, diante disto parte da população migrou para Palmas, na busca de novas oportunidades.

 Mas em 1998, surge o ITPAC, que cresceu rapidamente na região, devido à carência de cursos de graduação nas áreas gerenciais e da saúde. Pois até aquele momento a cidade contava apenas com cursos de licenciatura  (Letras, Matemática, Geografia, História) e apenas um bacharelado em Medicina Veterinária, atualmente mantidas pela Universidade Federal do Tocantins recém criada.

 O ITPAC começa suas atividades efetivamente em 1999 com os cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis. Mas logo vão surgindo os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Odontologia, Administração, Sistema de Informação, Educação Física e Direito. Além da abertura de mais 4 cursos de pós-graduação, visando especializar seus ex-alunos e a comunidade graduada em geral, pois os cursos de pós-graduação oferecidos em Araguaína, são de instituições fora do Estado, com aulas semi-presenciais e sem recursos físicos e didáticos, principalmente sem biblioteca local.

 Para melhor expressar o desenvolvimento educacional do Estado do Tocantins, segue a Tabela 1, na qual aparece o perfil da educação superior no Estado até 2002, ano em que o ITPAC já formava suas primeiras turmas.

TABELA 1:  Ensino Superior – Número de professores, alunos, instituições e cursos: 

 

1999

2000 2001 2002
Número de instituições 4 4 7 15
Número de professores 584 575 859 1.094
Número de curso 57 81 138 235
Número de alunos 8.812 9.133 11.851 26.930

Fonte: INEP - Censo de Ensino Superior/SEPLAN -TO/DPI / *Os valores apresentados são referentes ao ensino presencial

O ITPAC em seus sete anos de existência oportunizou a Araguaína, um desenvolvimento jamais visto, a vida da cidade mudou, a economia que andava estagnada começou a se movimentar novamente, pois os alunos da instituição são em sua maioria de outras cidades e até outros Estados, criando assim uma nova população consumidora. Vários setores tiveram crescimento, mas o da construção civil e serviços foram os mais beneficiados.

Fonte: CASTRO, MEIRILANE SOCORRO LEOCADIO E. A produção do conhecimento estimulada pela Biblioteca Universitária do ITPAC/FAHESA, no contexto do desenvolvimento regional do norte do Estado do Tocantins. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006. Salvador. Anais...Salvador: UFBA, 2006