Odontologia

Apresentação

Segundo os dados demográficos e socioeconômicos, Tocantins e Araguaína necessitam de cursos de Odontologia que privilegiem, principalmente, a atenção com projetos que contemplem as características da região norte, de Tocantins e de Araguaína, conforme o Projeto Pedagógico do Curso do Centro Universitário ITPAC.

Com base no exposto, o Centro Universitário ITPAC ministra o Curso de Odontologia, visando propiciar formação ou aprimoramento de profissionais com potencial para atuar na região, no país e no mundo.
Em Araguaína, os egressos do Curso de Graduação em Odontologia terão amplo mercado de trabalho, pois este município possui enorme área de influência, abrangendo o estado em sua totalidade e, muitas regiões dos estados circunvizinhos, funcionando com um efetivo centro irradiador de serviços e de integração social.

Face ao exposto, ressaltamos que a formação do odontólogo representa formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizados com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente, conscientizados do seu papel social e de cidadania, habilitados a exercer a profissão de cirurgiões dentistas em todas as áreas, com base científica e técnica, de forma crítica e reflexiva, capacitados a promover mudanças no processo saúde-doença do ser humano e da coletividade, em todos os níveis, privado ou público, através de ações integradas de saúde, dentro dos princípios éticos e humanistas.

A partir do descrito acima, não há como negar a relevância do curso tanto para atender ao mercado de trabalho, quanto para oferecer uma oportunidade para o profissional que atua/gostaria de atuar na área para apresentar um bom desempenho no mercado. Assim, em consonância com a realidade atual, ITPAC vem reafirmar seu compromisso de manter a oferta do curso, sintonizado com as mais modernas propostas curriculares, e também com uma metodologia que permite o estabelecimento de mobilidade acadêmica, tanto de dentro da própria Faculdade quanto para outras Instituições conveniadas.

Expectativa do mercado de trabalho:

O acadêmico após o término da graduação têm como opções de especialização as seguintes áreas:

  • 1- Ortodontia , 2 - Endodontia, 3 - Prótese dentaria, 4 - Periodontia 5 - Implantodontia ,6 - Odontopediatria, 7 – Dentística, 8 - Radiologia odontológica e Imaginologia, 9 - Cirurgia e traumatologia buco maxilo faciais, 10 - Saúde coletiva e da família, 11 - Ortopedia funcional dos maxilares, 12 - Disfuncão temporo-mandibular e dor oro-facial, 13 - Odontologia do trabalho, 14,- Estomatologia, 15 - Odontologia legal, 16 - Odontologia p/ pacientes c/ necessidades especiais, 17 - Patologia bucal, 18 - Odontogeriatria, 19 - Prótese buco maxilo facial.
    Também poderá atuar como clínico geral em consultórios odontológicos.
  • Poderá se dedicar a área de pesquisa.
  • Poderá se dedicar a docência e palestras.

O curso de ODONTOLOGIA do Centro Universitário ITPAC possibilita ao acadêmico:

  1. Reproduzir e aplicar conhecimentos importantes para a prevenção e manutenção da saúde bucal.
  2. Identificar problema de saúde bucal em relação problemática nacional de saúde, reconhecido a importância social do cirurgião-dentista.
  3. Atender pacientes que necessitam de procedimentos de urgência e emergência, e saber encaminhar o paciente ao atendimento na clínica odontológica do ITPAC.
  4. Familiarizar o aluno com o atendimento e com as sintomatologias apresentadas por cada caso clínico;
  5. Realizar procedimentos de endodontia, dentística, prótese dentária, odontopediatria, periodontia, ortodontia preventiva, cirurgia oral menor, urgências odontológicas, odontogeriatria e pacientes com necessidades especiais;
  6. Realizar Anamnese e exame clínico odonto-estomatológico encaminhando os pacientes ao tratamento específicos nas demais disciplinas do Curso.
  7. Colocar em prática os protocolos clínicos e medicamentosos da clínica integrada;
  8. Promover a saúde bucal, em associação com os procedimentos da clínica integrada
  9. Atividades acadêmicas complementares, visando a complementação e/ou atualização dos conhecimentos adquiridos durante o Curso.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO


Renovação de reconhecimento: Portaria MEC Nº 820 30/12/2014

Duração: 5 anos (10 períodos), Carga Horária Total: 4.150 horas

Turno: Predominantemente matutino

Modalidade: Presencial

Grau: Bacharelado

Total de Vagas: 100 vagas anuais

Coord.: Leandro Iwai Ogata


Credenciamento ITPAC Portaria MEC Nº 4.330 DE 13/12/2005


RecredenciamentoPortaria MEC Nº 1.219 DE 18/12/2013

         Lista de materiais 2017/1  


Últimas notícias